O homem por natureza é frugívero, isto é, a fruta é seu alimento natural e correto. Isto se prova facilmente, deixando uma criança bem a vontade e colocando diante dela todo tipo de alimentos de origem animal, vegetal e frutas. Ele sempre escolherá para comer alguma fruta, e não um pedaço de carne ou ovo por exemplo.
Nosso organismo todo, foi feito para digerir frutas e este alimento é de fácil digestão, não forçando o estômago, como acontece na digestão da carne. As frutas são saborosas, cheirosas e possuem verdadeiro valor nutritivo para nosso corpo. Devemos comer as frutas cruas para não destruir nenhuma vitamina ou sal mineral que elas possuem. Elas são ótimos alimentos para as pessoas que estão doentes. Fortificam o organismo contra doenças, sendo uma espécie de antibiótico natural, purificam o sangue. Mas o cultivo moderno de árvores frutíferas inclui muito tratamento com venenos fortes, então há o perigo de nos intoxicarmos comendo frutas, também a comercialização das frutas e o transporte a longas distâncias faz que se coloquem poderosos conservantes nas frutas, seja através de seringas com agulhas muito finas, seja borrifando o veneno sobre elas. Por isso nada melhor do que comer as frutas da região em que vivemos, sem venenos e sem conservá-las de uma estação para outra, pois a natureza é sábia e produz os frutos de acordo com o clima de cada região; é estranho e triste obsevar como tantas famílias brasileiras, que possuem boas terras, deixam nelas crescer o inço, a capoeira, e não se preocupam em plantar algumas árvores frutíferas para seus filhos. Depois vão às farmácias tentar resolver os problemas da falta de vitaminas naturais, com vitaminas artificiais, gastando muito dinheiro. O célebre personagem criado por Monteiro Lobato, o Jecu Tatu, dizia assim: "plantando DÁ, não plantando DÃO...então não planto não. Este lema parece guiar muitas pessoas, as quais preferem ficar o dia todo sentadas nos botecos, reclamando da vida, jogando um baralhinho, bebendo pinga e falando mal do governo...
Enquanto isso poderiam fazer belos pomares e hortas para presentear a saúde de suas famílias. E como as crianças apreciam frutas!
Nosso índio Brasileiro se alimenta muito de frutas do mato e com isso sua saúde lucra. Muitas pessoas apenas usam um pouco de frutas como sobremesa, quando deveriam consumi-las em maior quantidade. Os sucos de frutas são ótimos para desintoxicar o organismo e são de digestão rápida. São muito recomendadas para o jejum de desintoxicação.
Não há outros alimentos que possuam tantas vitaminas como as frutas frescas. Porém não é aconselhável misturar frutas e verduras numa mesma refeição.
A fruta ao natural, é o melhor alimento para o ser humano. A melhor hora para comer bastante fruta é na primeira hora da manhã cedo.
É bom que não se misture fruta ácida por exemplo: abacaxi, amora, mexerica, laranja, tangerina, limão, jabuticaba, com frutas doces: bananas, figo, maçã, etc. Há pessoas que dizem assim: é impossível viver só de frutas pois elas não tem muita caloria como o corpo humano precisa. Um litro de suco de maça contém 500 calorias, um de cerveja 450 calorias.
É preciso lembrar o seguinte: a fruta digere tão fácil que quase não consome calorias do corpo e por isso economiza, ao passo que para digerir carne, o corpo precisa de muita caloria e para economizar esforço do organismo, os animais carnívoros, instintivamente digerem dormindo, como é o caso do trigre, leão, etc.
Quem jejua também economiza energias do organismo e com isso se recupera mais rápido. As frutas proporcionam muitas energias ao corpo, basta observar os gorilas tão fortes que chegam a espantar até o tigre com suas batidas no peito.
"Que pode necessitar o organismo humano que não contenham as frutas e as sementes, produtos em que a Natureza pôs todas as suas galas e concentrou toda sua seiva e acumulou todas as suas energias? Cegueira incompreensível é pois, a do homem que desdenha (despreza) os tesouros que com generosidade e simplicidade, a Natureza lhe oferece, para procurar no artificial, complicado e mortífero, o que à sua vaidade e mente enferma apraz (agrada)" M. Lezaeta Acharan.
Portanto a fruta é para o nosso corpo o melhor alimento e ao mesmo tempo um grande remédio para inúmeras doenças.
As pessoas que afirmam dizendo que as frutas e verduras não dão energia, eu gostaria de pedir que explicassem a energia do cavalo e do boi que comem apenas verduras do campo, o capim, ou dos grandes macacos que comem apenas frutas... E como explicar a existência e longa vida dos vegetarianos que são milhões no mundo atual?
As frutas combatem a prisão de ventre porque possuem muita celulose ou fibra vegetal, necessárias para o intestino fazer o movimento peristáltico de eliminar as fezes freqüentemente. As frutas e verduras são alimentos refrescantes do organismo. Uma fruta não bem madura é muito saudável, principalmente para as crianças, e é preferível àquela que está muito madura e já muitas vezes começando a se estragar. Em vez de darmos às crianças toda espécie de doces como: balas, chocolates, chicletes, deveríamos sempre oferecer-lhes frutas, e então elas teriam muito mais saúde.
O homem moderno usa demais o açúcar branco, que é prejudicial à saúde, como escrevi no capítulo sobre o açúcar. As frutas têm açúcar natural chamado frutose o qual o organismo digere bem e dá muita energia.
Se quisermos conservar frutas para o inverno como conservas, devemos usar recipiente de vidro, não de lata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário